Chegou a hora da bagunça na cozinha da mamãe!

Será?

Você já se perguntou o que é necessário para o bebê iniciar a apresentação alimentar? Será mesmo que apenas atingir o 6° mês é o suficiente?

Para um início alimentar saudável precisamos avaliar se o bebê apresenta alguns pontos essenciais, tais como: ficar sentado, saber levar objetos até a boca e outros que não podem
passar despercebidos.
A fase de introdução alimentar é vital para o desenvolvimento do paladar e o início de um hábito alimentar diversificado.
Esse mundo mágico de introdução alimentar pode ser construído dia a dia de forma saudável e prazerosa junto com seu bebê.
Mas para que isso aconteça é importante aguardar esses sinais de prontidão do bebê.
Quando nos apressamos e pulamos etapas, os bebês podem se sentir pressionados e chega a terrível seletividade alimentar ou aversão alimentar.
Então, importante antes de oferecer os alimentos para o seu bebê, certificarmos que realmente ele apresenta maturidade para isso.

Quer saber quais os principais sinais de maturidade?

Hoje vou te contar os 3 principais sinais que mostram que seu bebê está preparado para comer:

1. Ter completado 6 meses de vida – Atualmente é consenso que oferecer alimentos antes do sexto mês de vida não gera benefícios ao bebê, podendo inclusive gerar malefícios como alergias alimentares e risco aumentado de engasgo.

2. Sentar sozinho – Quando o bebê mostra equilíbrio o suficiente para sentar sem apoio e equilibrar cabeça e pescoço, mostra que seu esôfago já está preparado para receber a passagem de alimentos, sendo um marco importante de maturidade.

3. Reflexo de protusão de língua – Esse é um reflexo inato do bebê, ajuda na amamentação, mas quando chega o momento de apresentar os alimentos esse reflexo precisa estar diminuído, senão o bebê fica empurrando o alimento para fora da boca.

Com essas dicas fica fácil de saber se seu bebê está pronto para começar a comer!

Jessica Kawka

Nutricionista materno Infantil
Especialista em Cuidado materno infantil com enfoque em amamentação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *